Backup e Restauração, Qual a Importância?

Práticas essenciais para o caso de a empresa ser vítima de um ataque virtual, perder registros por conta de danos no sistema, entre outros imprevistos que podem acontecer.
Faça periodicamente nos sistemas da sua empresa, para que esteja prevenido e não perca os seus dados. Também é relevante destacar que os planos de hospedagem têm um papel importante dentro desse contexto. Eles são os responsáveis, muitas vezes, por possibilitar que os backups sejam realizados.

O que é backup?

Backup é um termo inglês que tem o significado de cópia de segurança. É frequentemente utilizado em informática para indicar a existência de cópia de um ou mais arquivos guardados em diferentes dispositivos de armazenamento.
Os Softwares de uso interno das empresas são compostos por arquivos e bancos de dados que guardam todos os textos, imagens, cadastro de clientes, fichas, relatórios etc, todos os documentos que a organização produz.
Um arquivo instantâneo que salva, em outro local, todas essas informações importantes, pois esse ato permite que sejam feitas substituições e restaurações, caso seja necessário, por qualquer motivo. Todas as empresas deveriam fazer backups periodicamente.

Por que o backup é importante para as empresas?

O backup é importante justamente por possibilitar que a empresa não perca informações de extrema relevância, como planos de negócios, cadastro de clientes, protótipos de produtos, registros financeiros, conteúdos disponíveis em seus sites e blogs etc.
Os cibercrimes são cada vez mais comuns, bem como o envio de vírus e malwares que podem corromper arquivos que são relevantes, sem exagero, até mesmo para a sobrevivência da empresa no mercado. Afinal, se você tem um e-commerce, e todos os produtos cadastrados no seu site, do nada, forem apagados, isso não representa um sério risco para a sua organização?
É por isso que fazer backups periódicos é tão importante, para que você possa recuperar as informações perdidas prontamente e, assim, ter uma carta na manga para não lidar com grandes prejuízos quando problemas relacionados aos arquivos ocorrerem.

O que é Restauração?

Voltar a possuir algo que foi perdido; A restauração nada mais é do que a substituição do conteúdo atual dos sites e dos sistemas da sua empresa pelo que está salvo no último backup realizado. Assim, se, porventura, você perder dados importantes por qualquer motivo, por exemplo, pode restaurá-los.
Porém, cabe destacar que a restauração fará com que seja recuperada a última versão do backup realizado. Se o último resgate das informações foi feito há um mês, por exemplo, elas serão recuperadas no formato como o site ou sistema estavam nessa data, e tudo o que foi feito depois será perdido. É por isso que os backups precisam ser sempre feitos com frequência, pois, se eles estiverem desatualizados, pouco podem ajudar a sua empresa nessas situações problemáticas.

Como fazer backup e restauração nas empresas?

O modo como o backup e restauração é feito depende muito do sistema ou gerenciador que cada empresa utiliza, pois cada um deles tem características próprias e um método diferenciado para fazer isso.
Porém, quase todos os CMS têm seções para que os usuários possam criar backups, que podem ser, até mesmo, programados para serem executados periodicamente, como uma vez por semana ou uma vez por dia, no caso de empresas que geram muitos arquivos.
Assim, caso seja necessário fazer a restauração, a substituição será sempre por uma versão mais recente do site ou programa, evitando a perda de materiais criados há menos tempo.
A maioria dos CMS, como o WordPress e o Joomla, tem, em seus sistemas, a opção para fazer backup e restauração dos sites por meio do cPanel. O mesmo ocorre com os programas e softwares que as empresas utilizam para os seus trabalhos internos.

Qual é o papel da hospedagem com espaço ilimitado para fazer o backup do sistema?

Os servidores de hospedagem, em sua maioria, já oferecem aos seus clientes o serviço de backup do sistema. Porém, é recomendado que seja oferecida uma hospedagem com espaço ilimitado para fazê-lo.
Isso se dá para que o espaço ocupado pelo backup do seu site, por exemplo, não venha ocasionar problemas para os usuários, como deixar a página pesada e difícil de carregar.
As hospedagens ilimitadas oferecem um maior espaço para armazenagem de dados e de arquivos do site, o que faz com que a transferência de dados dificilmente seja atingida, já que uma grande quantidade é disponibilizada.
E então, conseguiu entender por que é importante fazer backup e restauração nos sites, nos blogs e nos softwares em nuvem da sua empresa? Conforme visto, a hospedagem de qualidade tem um papel importante para isso.

Copyright © 1997-2018 IZOC Serviços de Internet - Direitos Reservados.